sábado, 9 de fevereiro de 2013

Instrumentos e utensílios indispensáveis para a técnica de moulage



Como já foi falado no post anterior para o desenvolvimento da técnica de moulage é necessário o uso do manequim industrial acolchoado. Há no mercado alguns fabricantes como a Draft Manequins, a Propavit e a Siera que traz uma inovação, isto é, um manequim ajustável possibilitando assim aumentar ou diminuir as medidas do corpo.

Manequim Propavit
Fonte:

http://www.propavit.com.br/produto.php?id_sun=7

Manequim Ajustáveil Siera
Fonte:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460248662-manequim-ajustavel-siera-busto-p-costura-regulavelmoulage-_JM


 Manequim Draft
Fonte:

http://www.draftmanequins.com.br/


Para dar início a técnica de moulage, além do manequim industrial acolchoado são necessários alguns instrumentos e utensílios indispensáveis para o desenvolvimento da tarefa do modelista. São eles:
a)     Tecido – o tecido mais indicado é o algodãozinho cru, pois sua tecitura permite a visualização dos fios de urdume e trama (chamada de tela ou tafetá). Também é possível o uso do morim, esses dois materiais são encontrados com facilidade nas lojas de tecido existente na nossa cidade.
b)     Fitilho nº 1 – é uma fita que servirá para marcar todas as linhas necessárias para o desenvolvimento das peças de vestuário. O fitilho deverá ser em cor contrastante com a cor do manequim para que permita ao modelista visualizar as linhas durante o processo de moulage.
c)      Tesouras – é indicado o uso de duas tesouras, a primeira para cortar tecidos e outra para o corte das modelagens em papel. Essa exigência se dá pelo fato de que é jamais o modelista poderá usar a tesoura de tecido para cortar papel, pois corre o risco da mesma perder o fio, isto é, ficar desamolada.
d)     Fita métrica – é um instrumento indispensável, pois é ela quem irá auxiliar o modelista nas medições necessárias para marcação das linhas guias no manequim industrial e também no processo de construção das peças de vestuário.
e)     Alfinetes – são indicados os de nº29, da marca Coast Corrente. Alguns leigos, por não conhecerem a técnica de moulage, optam por adquirir os alfinetes com cabeça de vidro, mas eles não são indicados posto que prejudique o trabalho do modelista na confecção das moulages, produzindo volumes desnecessários.
f)        Réguas – para o desenvolvimento dessa técnica é importantíssimo o uso de algumas réguas. São elas: a reta (transparente e milimetrada, medindo entre 50 a 60 centímetros); a curva de quadril e a curva de cava (esta utilizada para o traçado das cavas e degolo frente e costas).
g)     Lápis preto – nº4B ou 6B, pois tem traçado suave e mais nítido, já que será usado para marcação no tecido.
h)      Carretilha e carbono para modelagem – utilizados no processo de transposição da modelagem tridimensional para o bidimensional (modelagem plana).

A lista acima é apenas uma pequena amostra do que o modelista necessita para realizar sua tarefa, mas outros utensílios também são bem vindos na sua atividade como um kit de costura – composto por linha, agulha de mão e abridor de casas; borracha, para apagar possíveis informações erradas escritas na modelagem bidimensional; manequim miniaturizado do corpo feminino – que auxilia no preenchimento da ficha técnica no item desenho técnico; alicate de pique, para a marcação, por exemplo, de pences, franzidos etc.; perfuradores, para marcação, por exemplo, de final de pences; papel semi-kraft ou madeira, para a transposição das modelagens tridimensionais para o plano bidimensional e um esquadro grande.

No próximo post vamos conhecer mais sobre o vocabulário técnico utilizado pelos modelistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste blog