quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mas, o que vem a ser ANTROPOMETRIA e ERGONOMIA, e o que isso tem haver com a técnica de moulage?



Do grego Anthropos que significa homem e Metron que significa medida.

Podemos então concluir, segundo Caldas (20--) que antropometria é um estudo que tem por função primordial medir o corpo humano e suas partes. Ou seja, a antropometria tem por objetivo “levantar dados das diversas dimensões dos segmentos corporais” (SANTOS, 1997 apud AÑEZ, 20--, p.3), ou seja, as medições físicas realizadas no corpo humano.

O estudo iniciou ainda na Antiguidade com os egípcios e gregos, pois segundo Añez (20--, p.3) esses povos “já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo”. Na década de 1940 com a produção em massa foi necessária uma análise das medidas corporais, sendo assim o desenvolvimento de peças de vestuário exigia uma atenção maior nas dimensões, posto que deveriam se adequar a uma gama maior de consumidores.

O SENAI CETIQT tem uma linha de pesquisa com foco no estudo antropométrico. Esse estudo tem por objetivo facilitar a padronização da modelagem de roupas, levando em consideração as características regionais. Sendo assim, as medições são realizadas através de um body scanner que realiza a leitura delhada e precisa de mais de 100 medidas do corpo humano. O estudo está sendo realizado com cerca de 10 mil voluntários em várias cidades e regiões do país.

E ERGONOMIA, o que vem a ser? Ergonomia, de acordo com SOUZA (20--) vem de duas palavras gregas, no caso Ergon que significa trabalho e Nomos que significa leis. Então podemos concluir que ergonomia é a “adaptação do trabalho ao homem” (AÑEZ, 20--, p.2).

Quando falamos em ergonomia, o que primeiro vem a nossa mente é a gestão da postura. Mas, o que falar em relação às peças de vestuário que você utiliza quando está realizando alguma atividade, como andar, correr, sentar, levantar etc.? Elas também dizem respeito à ergonomia, pois já imaginou criar uma roupa que não seja confortável ou então um sapato. Pois, essas duas áreas de estudo são importantíssimas quando vamos desenvolver algum artigo de moda.

Que tal agora, começar a avaliar os produtos que estão no mercado e tentar separar o que realmente são ergonômicos daqueles que não são?



Fonte:
SOUZA, Artemísia Caldas. Antropometria e ergonomia. Fortaleza, 20--.
AÑEZ, Ciro Romelio Rodriguez. Antropometria na ergonomia. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/ergon/revista/artigos/Antro_na_Ergo.PDF>. Acesso em 12 janeiro 2013.
Disponível em: <http://www.cetiqt.senai.br/dcb/novox/port/estudos-e-pesquisas/antropometria.asp>. Acesso em 12 fev. 2013.
 

P.S.: Não esqueci do vocabulário técnico, no próximo post com certeza ele será o tema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste blog