sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mas, o que vem a ser MOULAGE?



De acordo com James Laver o processo de construção de uma peça de vestuário tem como base dois princípios, isto é, a moulage ou a modelagem plana.


Moulage é uma palavra de origem francesa, vem de moule “e originalmente significa ‘dar forma a um objeto com o auxílio de um molde’” (SCHACKNAT, 2012, p. 9). A moulage então é realizada sobre um manequim acolchoado próprio para o desenvolvimento das peças idealizadas pelo designer de moda, estilista ou modelista.



A técnica de moulage também recebe outros nomes, como draping (palavra derivada da língua inglesa, que significa “dar forma e caimento ao tecido”) e modelagem tridimensional (versão em português).



E tridimensional por quê? Tridimensional pelo fato de que, ao desenvolver uma peça de vestuário através da técnica de moulage, somos capazes de visualizar o resultado em três dimensões, isto é, altura, largura e profundidade.



O modelista – pessoa que desenvolve a modelagem – consegue obter peças com maior qualidade, visto que esta moldando-as no próprio corpo, que no caso é o manequim industrial acolchoado.



A moulage então é considerada “uma técnica artesanal minuciosa de desenvolvimento de peças do vestuário” (SCHACKNAT, 2012, p. 9).



No próximo post iremos conhecer um pouco mais sobre moulage e quais os instrumentos e utensílios indispensáveis para o desenvolvimento dessa técnica.

Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto deixe um comentário. 



Fonte: SCHACKNAT, Karin in DUBURG, Annette. Moulage: arte e técnica no design de moda.  Trad. Bruna Pacheco. Porto Alegre: Bookman, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste blog